A ressaca que atinge o litoral do Estado do Rio desde a manhã desta quinta-feira (16) provocou a invasão de ruas de Itaipuaçu, em Maricá, pela água no mar. A força das ondas arrastou caçambas de lixo e assustou quem passava pela orla. Nas redes sociais, moradores postaram vídeos mostrando trechos de vias submersas e outros me que foram formadas “cachoeiras”. O asfalto ficou coberto de areia.
O alerta de ressaca emitido pela Marinha do Brasil para todo litoral do estado é válido até as 9h de sábado. O aviso prevê ondas na direção sudoeste/sul que podem variar de 2,5 metros a 3 metros de altura.
Ontem, o Corpo de Bombeiros alertou para a possibilidade de inundação costeira, erosão e a destruição de estruturas em alguns casos, devido à elevação anormal do nível do mar na costa, com a presença de fortes correntes de retorno e também de ondas acima da média.
Recomendações de segurança durante a ressaca
- Evitar o banho de mar em áreas que estejam em condições de ressaca;
- Evitar a prática de esportes no mar;
- Não permanecer em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período de ressaca;
- Os frequentadores de praias devem seguir as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros;
- Os pescadores devem evitar navegar durante o período de ressaca;
- Evitar trafegar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia;
- Não entrar no mar para resgatar vítimas de acidente. Neste caso, acionar imediatamente as equipes do Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.