Dobrou, no estado do Rio, o número de crianças menores de 4 anos internadas na primeira semana de junho, em relação ao mesmo período do mês anterior. No mesmo intervalo, as internações de idosos com mais de 80 anos quase triplicaram. Os dados fazem parte do mais recente estudo sobre o avanço de casos graves de gripe no estado.
Em maio, foram 111 solicitações de internações de crianças. Já em junho, o número subiu para 207. No caso dos idosos, os pedidos de internações passaram de 47 para 126.
“O aumento no número de solicitações de leitos para crianças e idosos causa preocupação a todos nós. Este período do ano é muito caracterizado pelo crescimento de síndromes respiratórias. Por isso, a atenção precisa continuar redobrada. Em caso de sintomas como febre persistente e dificuldade para respirar, reforçamos a necessidade de procurar uma unidade de atendimento imediatamente”, ressalta Claudia Mello, secretária de estado de Saúde do Rio de Janeiro.
O vírus da bronquiolite permanece sendo o principal causar da doença em crianças, com quase metade dos casos. Já entre os idosos, o vírus da Influenza do tipo A e o Sincicial Respiratório são responsáveis pela maior parte das internações.
Enquanto isso, a vacinação contra a gripe no estado ainda está bem abaixo da meta, na casa dos 30%.
