A tarifa do transporte público entre as cidades que fazem parte da Região dos Lagos vai ficar mais cara a partir desta terça-feira. O aumento foi autorizado pelo Detro, o Departamento de Transportes Rodoviários do Rio, o Detro.
A passagem vai passar de R$ 6,75 para R$ 7,05. A Salineira, empresa responsável pelo transporte público na Região, informou que o reajuste é necessário por causa do aumento dos preços de insumos, como combustíveis e peças. A Salineira fez o transporte entre Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama e Saquarema.
Esse é o segundo reajuste da tarifa em seis meses e é motivado por uma portaria do Detro, publicada no sábado (6), que corrige o aumento aplicado em fevereiro. Segundo o Departamento, houve um erro no cálculo, que está sendo corrigido agora. Por isso, o novo valor.
AUMENTO GERAL – Seis meses depois de publicar portaria com reajuste tarifário, o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) comunicou, no Diário Oficial desta segunda-feira (08), uma correção no coeficiente de composição de tarifa de todas as linhas de ônibus intermunicipais na Região Metropolitana e interior do estado.
De acordo com a publicação, “foi verificado inconsistência no coeficiente de consumo de combustível dos veículos que compõe o cálculo dos custos operacionais”. Por isso, invalida o percentual de 2,00% para o serviço urbano (SA), fora da Região Metropolitana.
Pela nova portaria, os coeficiente nas ligações de tarifa diferenciada “SA”, fora da Região Metropolitana do Rio será de 336,1620 — em fevereiro, era de 328,4971.
Já as ligações de tarifa quilométrica do tipo “SA”, na Região Metropolitana do Rio serão de 0,3683 no piso I e de 0,4246 no piso II.
A mudança começou a valer do sábado (06). Os demais coeficientes publicados na portaria 1.781, de 16 de fevereiro de 2024, permanecem inalterados.
Confira os preços das passagens das linhas neste link.