Búzios foi o tema do último episódio da semana do Vota Rio. O entrevistado foi o candidato à reeleição Alexandre Martins (Republicanos). Ele foi o primeiro candidato entrevistado desde o início da campanha eleitoral, liberada a partir desta sexta-feira (16). A campanha foi tema da abertura do programa. “Daqui pra frente, o que vamos acompanhar é uma chuva de pedidos de votos. Eles querem o seu ‘confirma’. Mas e você? Está ciente dessa responsabilidade ou acha que cumprir tabela resolverá o nosso problema?”, provocou a jornalista Ana Paula Mendes, que ancora as entrevistas do Vota Rio.
O assunto mais polêmico foi o afastamento de Alexandre Martins do cargo por cerca de 70 dias, devido a uma decisão judicial. “Foi uma armadilha que fizeram para mim”, declarou Alexandre, que recorreu do afastamento e foi inocentado pelo STF (Supremo Tribunal Federal). “Encontraram um carro de um empresário, com R$ 6 mil e material de campanha meu. Nunca tive relação com isso”, afirmou.
Devido ao afastamento, o presidente da Câmara, Rafael Aguiar (PL), assumiu a prefeitura e se posicionou como o principal opositor de Martins. “Não há briga, não há discussão, quero apenas continuar com o trabalho”, disse Martins sobre sua relação com o presidente da Câmara, que também se candidatou e disputará as eleições com ele. Arnaldo Neto, comentarista político do Vota Rio, questionou Alexandre sobre a relação com o PL. “Tenho todo o apoio dos Bolsonaro. Mas sempre fui do Republicanos, e o PL não permitiu coligações com partidos de esquerda”, explicou.
Quando o assunto foi segurança, Alexandre Martins destacou a instalação, na cidade, de um sistema de monitoramento por câmeras que já ajudou a solucionar vários crimes, incluindo casos de grande repercussão internacional, como a morte da jovem argentina Florência Aranguren, de 31 anos, na Praia de José Gonçalves, no ano passado. O questionamento foi feito pelo repórter Glauber Ribeiro, do Portal RLagos Notícias.
Alexandre Martins também respondeu perguntas dos seguidores. A empresária Lúcia, entrevistada pela equipe da TV Panorâmica Búzios, questionou sobre investimentos na Rua das Pedras e no Centro. Martins afirmou que tem trabalhado para atrair mais turistas para a cidade, reforçando a divulgação de Búzios em países como o Chile. “Criamos um calendário de eventos para atrair mais visitantes para a cidade”, disse.
A declaração de Martins combinou com a pergunta do repórter Jeferson Marques, do portal Manchete Lagos, que questionou sobre investimentos no esporte. “Estamos atraindo grandes eventos ligados à vela, canoa havaiana e bodyboard. Temos muito vento e belos cenários”, destacou.
Martins também respondeu perguntas sobre o bairro da Rasa, que tem atraído cada vez mais turistas e, segundo os seguidores, precisa de mais infraestrutura. “Vamos criar uma rota turística para a Rasa, com a construção de um mirante na Ponta do Pai Vitório e o reforço nas visitas ao chamado Mangue de Pedra, um dos três do mundo”, concluiu.