O projeto Vota Rio chegou, nesta quinta-feira (29), à cidade de Iguaba Grande, na Região dos Lagos. O primeiro candidato a ser entrevistado foi Fabinho Costa (Cidadania), apoiado pelo atual prefeito Vantoil Martins. Fabinho disse que a prioridade em seu mandato será a construção de um hospital na cidade. Essa foi a questão levantada por um morador, Seu Cláudio, que enviou um vídeo ao Vota Rio. “Iguaba tem hoje apenas uma UPA e uma policlínica, e os atendimentos mais complexos são realizados em outras cidades”, explicou Fabinho. Ele afirmou que buscará verba junto ao governo federal para viabilizar a construção do hospital municipal. Ainda segundo Fabinho, a ideia é que a unidade também ofereça serviço de maternidade.
A pavimentação e a drenagem foram outros temas que ganharam destaque na participação dos moradores, através de perguntas enviadas pelo WhatsApp. Fabinho explicou que, em alguns bairros, como o Parque dos Desejos, a construção das redes de drenagem para a pavimentação futura é complicada, mas será realizada.
No quesito segurança, que também esteve entre as mensagens enviadas pelos seguidores e foi tema da pergunta do repórter Glauber Ribeiro, do Portal RLagos, Fabinho disse que Iguaba é a cidade com os melhores índices de segurança da Região dos Lagos. Ele mencionou que pretende adicionar mais 100 câmeras ao sistema de monitoramento por vídeo. Atualmente, seriam 178 em funcionamento. Fabinho também disse que a prefeitura, por meio do Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança), utiliza recursos próprios para garantir dois policiais militares em rondas diárias (eles trabalham para a prefeitura quando estão de folga da corporação) e mais dois policiais civis na delegacia, para agilizar os atendimentos às ocorrências. Além disso, garantiu que reforçará a guarda municipal, com a realização de concurso público.
Sobre o processo seletivo realizado no ano passado, Fabinho afirmou que dará continuidade às contratações e que só precisaria realizar um novo processo em 2026.
No campo político, o comentarista Arnaldo Neto questionou Fabinho sobre o tamanho da coligação que apoia sua candidatura, a qual inclui partidos de direita e de centro. “Nosso objetivo era não dividir a cidade, e conseguimos. Entendemos que a união é o que faz crescer”, disse. No entanto, ele se posicionou como um político de direita, por isso o vice, Marceley Lessa (PL), presidente da Câmara, foi definido como o nome para concorrer à prefeitura na chapa.
Fabinho Costa também respondeu a pergunta do repórter Adriano Pereira, do Portal Cidade 24 horas, sobre a moeda social Caboclinho. O candidato afirmou que manterá o benefício e ampliará o número de famílias atendidas. Ele também abordou a questão da zona especial de negócios de Iguaba, dizendo que aguarda a construção de um acesso da Via Lagos à zona, o que facilitaria o escoamento da produção. Ele pretende, ainda, instalar um posto policial no local para garantir a segurança e oferecer facilidades e isenções aos empresários. “A contrapartida é que eles contratem moradores de Iguaba.” A previsão é que 500 vagas sejam geradas em 2025.
Amanhã, o Vota Rio volta a subir a Serra e recebe o prefeito de Nova Friburgo e candidato à reeleição, Johnny Maycon (PL). Você pode participar enviando sua pergunta para o WhatsApp: 21 – 99442 9999.
SERVIÇO: VOTA RIO
De segunda a sexta, às 12h
@euanapaulamendes
@manchetelagos
@rlagos.noticias
@cic7.noticias
@mancheterj
@noticiamacae
@noticiasriodasostras
@portalcidade24h
YouTube: @anaevoce