O Vota Rio voltou nesta terça-feira (3) à cidade de Búzios, na Região dos Lagos, para conversar com o candidato Rafael Aguiar (PL). Coincidentemente, a entrevista foi agendada para o dia do aniversário do candidato, que completou 35 anos. O Vota Rio está entrevistando ao vivo os principais candidatos do interior do Rio.
A conversa começou abordando uma polêmica política no município. A família Bolsonaro anunciou apoio ao atual prefeito e candidato à reeleição, Alexandre Martins (Republicanos). O repórter Luiz Felipe Rodrigues, do Portal CIC 7 Notícias, questionou Rafael, que é do PL, sobre esse apoio. “Acho natural esse tipo de apoio”, declarou Rafael. “Quem vai governar o povo de Búzios não é o Bolsonaro ou o Lula. Sou eu”, respondeu.
O comentarista político Arnaldo Neto entrou na conversa e perguntou a Rafael se a escolha do vice, Leandro do Bope (PL), poderia ter influenciado a decisão da família Bolsonaro. “Eu confio no Leandro. Ele será o melhor gestor do Brasil na área de segurança”, afirmou Aguiar.
Outro assunto discutido foi a posição de Rafael Aguiar quando assumiu a prefeitura de Búzios por 70 dias, por decisão da justiça. O repórter Viny Soares, do Portal Manchete Rio, perguntou ao candidato o que ele encontrou na gestão da prefeitura nesse período. “Assumi a prefeitura porque era o presidente da Câmara e tanto o prefeito quanto o vice foram afastados. Por isso, assumi”, explicou. “Encontrei muitos problemas, como a dependência dos royalties do petróleo, além de 4 mil projetos parados na secretaria de Meio Ambiente aguardando avaliação”, contou.
Arnaldo Neto comentou que Rafael foi o vereador mais votado da história de Búzios e que seria reeleito facilmente, questionando por que ele preferiu concorrer à prefeitura. Rafael respondeu que é natural aspirar a cargos maiores.
Sobre os problemas nos bairros, Rafael Aguiar prometeu aumentar os investimentos no bairro da Rasa, que teria mais de 10 mil eleitores. Ele afirmou que deve reformar o plano diretor para permitir que o bairro receba mais investimentos comerciais e até shoppings. Aguiar também falou sobre o bairro Maria Joaquina, que pertence a Cabo Frio, mas cujos moradores utilizam os serviços em Búzios devido à proximidade física. O candidato disse que pretende levar recursos para o bairro.
Em relação à segurança, Aguiar informou que vai reforçar a guarda municipal e tem a intenção de armá-la. Além disso, disse que fará investimentos em câmeras de monitoramento.
Sobre a geração de empregos, Rafael argumentou que as vagas não podem estar apenas no turismo ou na prefeitura e que pretende criar um polo industrial, oferecendo incentivos fiscais a empresas. Para o turismo, ele quer criar um calendário de eventos, aproveitando a fama internacional do balneário.
Nesta quarta-feira (4), o Vota Rio irá novamente a Rio das Ostras para ouvir a candidata Kátia Macillo, do PT. O Vota Rio começa ao meio-dia.
SERVIÇO: VOTA RIO
De segunda a sexta, às 12h
@euanapaulamendes
@manchetelagos
@rlagos.noticias
@cic7.noticias
@mancheterj
@noticiamacae
@noticiasriodasostras
@portalcidade24h
YouTube: @anaevoce