O acesso às Prainhas do Pontal, em Arraial do Cabo, agora só pode ser feito por terra. O embarque e desembarque de visitantes por meio de embarcações está proibido, no ponto turístico, por tempo indeterminado. A Prefeitura da cidade divulgou uma portaria da Marinha publicada no sábado (31) que traz a determinação, que passou a ser cumprida a partir desta terça-feira (3).
O local é referência turística em Arraial do Cabo e recebia dezenas de embarcações turísticas por dia.
A área é uma Unidade de Conservação Federal, sob a responsabilidade do ICMBio, órgão que possui autonomia para o ordenamento, fiscalização e controle das embarcações, uma vez que se trata de uma área da Reserva Extrativista Marinha (Resex).
A Prefeitura informou que “a atividade turística impacta significativamente a economia do município e que não medirá esforços para encontrar possíveis soluções”. E pretende discutir o assunto com com a Marinha e o ICMBio.
A Marinha ainda não divulgou o motivo da proibição. Quando questionada pelo Manchete Lagos, disse que os passeios de barco estavam suspensos na Região dos Lagos por causa do vento forte e mar agitado. A reportagem questionou novamente a Marinha sobre a divulgação da Prefeitura de Arraial do Cabo, mas ainda não tivemos retorno.