Esta quarta-feira (25) encerra a Semana Nacional de Trânsito, período dedicado a chamar a atenção pela conscientização nas ruas, avenidas e estradas. No entanto, dados do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (Isp-RJ) apontam que 2024 é o ano mais violento no trânsito no estado, desde 2019.
De acordo com o levantamento, os números mais recentes, do primeiro semestre, este ano tem os maiores registros de acidente, vítimas e mortes. Entre janeiro e junho de 2024, foram 12.914 registros em todo o estado, 23,2% a mais que o ano passado, quando houve 10.479.
Destes acidentes de 2024, segundo o Isp-RJ, 751 resultaram em mortes, 15% mais que em 2023, que teve 653. Comparando com os últimos cinco anos, desde o mês de fevereiro, 2024 vem registrando o maior número de vítimas de acidentes.
Na Região dos Lagos, Semana do Trânsito foi marcada por imprudência e grave acidente
Um grave acidente marcou o começo da Semana Nacional do Trânsito, no dia 18, em Cabo Frio. Três pessoas, entre eles o pai e a filha de 11 anos, ficaram feridas. Segundo testemunhas, dois carros bateram depois de passar em alta velocidade pela Avenida Júlia Kubitschek.
No acidente, pai e filha, que estavam próximos à calçada, acabaram atingidos. Os carros ficaram destruídos, assim como a sustentação de um poste e a bicicleta. Testemunhas contaram que viram os carros no que parecia ser um “racha”. Os motoristas ficaram presos.
Pai e filha foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e levadas para o Hospital Central de Emergências (HCE). Depois, foram transferidos para o Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama, onde estão internados.