O Ministério Público Eleitoral (MPE), em conjunto com a Polícia Federal (PF), realiza, nesta quarta-feira (25), uma operação contra a propagação de notícias falsas em Búzios. O alvo é um perfil nas redes sociais que ofendia políticos da região.
A investigação acontece em sigilo. O MPE informou apenas que há uma operação em andamento na cidade. No entanto, o site Tempo Real confirmou que há mandados de busca e apreensão sendo cumpridos na sede da Câmara Municipal de Búzios.
No local, os agentes apreenderam documentos que podem ajudar a identificar o dono da página. O perfil em questão se chamaria “Calabreso” e o prefeito e candidato à reeleição, Alexandre Martins (Republicanos), seria um dos principais alvos das postagens.
O Manchete Lagos aguarda posicionamento da Câmara de Vereadores. A página citada não foi encontrada para que seja dado o direito de resposta.
Outro caso
Esta não é a primeira operação contra notícias falsas na campanha eleitoral de 2024. Em 12 de setembro, a PF deflagrou a operação “Teatro Invisível” contra uma quadrilha especializada em produzir e divulgar desinformação contra candidatos a prefeito em cidades do estado do Rio.
Segundo a investigação, a base do grupo era em São João de Meriti, na Baixada, mas a atuação se estendida a mais de 10 cidades. A atuação do bando se estenderia também às cidades de Araruama; Belford Roxo; Cabo Frio; Carapebus; Guapimirim; Itaguaí; Itatiaia; Mangaratiba; Miguel Pereira; Paracambi; Paraty; e Saquarema, além de São João.