Terminou, nesta quarta-feira (16), o Saquarema Pro, a última etapa do Challenger Series (CS) do surfe mundial. A competição definiu o campeão da temporada e os últimos classificados que vão competir na elite do surfe, em 2025.
Mesmo eliminado na terceira fase, Samuel Pupo, que foi o campeão da etapa de Saquarema em 2023, conquistou o título do CS em 2024 contando com a eliminação do outro brasileiro Alejo Muniz, o desafiante, nas oitavas de final. Samuel e Alejo já tinham vaga garantida na elite do ano que vem, mesmo antes da última etapa, junto com Ian Gouveia, que se machucou e não competiu na Praia de Itaúna.
Outros três brasileiros garantiram vaga na elite em 2025, contando com o desempenho em Saquarema. Deivid Silva, Miguel Pupo e Edgard Groggia. Os seis ficaram entre os dez melhores do ranking final do Challenger Series e se juntam a Felipe Toledo, Ítalo Ferreira, Gabriel Medina, João Chianca e Yago Dora na elite do surfe mundial.
Os 11 representantes garantidos em 2025 igualam a melhor marca do país, também registrada nas temporadas de 2001, 2018, 2019 e 2021. Tatiana Weston-Webb será a única representante do Brasil entre as mulheres. Luana Silva e Sophia Medina chegaram nesta quarta-feira com chances de vaga, mas foram eliminadas nas quartas-de-final.
Títulos para Austrália e França
Único brasileiro nas finais, Deivid Silva perdeu na decisão para o francês Marco Mignot. Mignot, que também garantiu vaga na elite, conquistou um somatório de 14.73 na final, com um 6.40 na sexta onda e um 8.33 na décima onda. Deivid ficou com 12.40, com média de 5.50 na segunda onda e 6.90 na sexta e última onda da série.
No feminino, ao título ficou com a australiana Macy Callaghan. Ela não conseguiu pontuação para se classificar para o Championship Tour, que é a primeira divisão do surfe mundial. Callaghan, que tinha eliminado Luana Silva nas quartas, bateu na decisão a francesa Vahine Fierro.
A australiana conquistou somatório de 12.34, com 6.67 e 5.67, nas segunda e terceira ondas, respectivamente. Já Fierro conseguiu somatório de apenas 10.57, com médias de 5.37 e 5.20 nas sexta e oitava ondas.
A Liga Mundial de Surfe volta a Saquarema para o Rio Pro, etapa da elite já marcada para o dia 21 de junho do ano que vem. Já o calendário do Challenger Series ainda não foi definido pela WSL.