O Botafogo joga na noite desta quarta-feira (30) pela semifinal da Libertadores, em que pode chegar a uma final inédita da competição. O Alvinegro enfrenta o Penãrol, no Uruguai, depois de vencer o primeiro jogo no Rio de Janeiro por 5 a 0.
O confronto desta quarta está revestido de clima hostil. Após a confusão na semana passada, no Rio, que terminou com 283 pessoas sendo levadas para a delegacia e 22 mantidas presas, brasileiros que foram a Montevidéu para acompanhar o Botafogo estão relatando sensação de medo por conta de ameaças e perseguições.
Morador de São Pedro da Aldeia, o estudante Victor Fonseca contou que chegou na terça-feira (29) à capital uruguaia e percebeu que torcedores rivais estão monitorando publicações em redes sociais para tentar encontrar brasileiros na cidade.
“Os meios de comunicação aqui estão falando que os uruguaios sofreram violência no Rio. Que não foram eles que provocaram, mas sim a polícia e os botafoguenses. Essa é a narrativa que está sendo vendida aqui. Não vejo pessoas com camisa do Botafogo nas ruas. O clima é hostil. Percebemos que, quando publicamos fotos em pontos turísticos, há perfis do Uruguai acessando”, disse Victor. Confira o relato completo.
Para o jogo, a polícia local montou um esquema para escoltar todos os torcedores do Botafogo para o estádio a partir de um ponto de encontro, às 16h. A previsão é que o retorno para o ponto de encontro seja às 3h, já de quinta-feira (31).
“Tivemos relato de racismo, insultos nas redes sociais e recebemos informações sobre um táxi que teve os vidros quebrados perto do aeroporto. Houve também o caso no Mercado (torcedores do Botafogo perseguidos)”, contou o aldeense.
Segundo o site ge, o cinegrafista da TV Globo, PC Júnior, foi agredido por torcedores do Peñarol enquanto fazia a cobertura da movimentação em Montevidéu para o jogo.
Peñarol e Botafogo se enfrentam a partir das 21h30 no Estádio Centenário. O local foi definido nesta terça-feira (29), após o governo uruguaio admitir que o estádio do Peñarol, o Campeón Del Siglo, não tem garantia de segurança para receber os torcedores do clube carioca.