Em solenidade realizada na tarde desta quinta-feira (31), na sede do 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na Barra de Macaé, o coronel Olavo Otávio Ramos assumiu o comando da unidade, sucedendo o coronel Marcelo Amorim Arêdes. A cerimônia contou com a presença de autoridades locais e estaduais, além de membros da corporação e representantes da sociedade civil, que destacaram os avanços conquistados nos últimos anos sob o comando de Arêdes.
Durante a despedida, o coronel Arêdes relembrou as vitórias alcançadas na unidade, que abrange Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Quissamã e Carapebus. Sob o comando dele, o batalhão registrou uma queda histórica nos índices de criminalidade, alcançando até mesmo a “redução a zero do índice de letalidade no mês passado”. Este feito, segundo o coronel, nunca havia sido registrado na história do 32º BPM, e marca uma série histórica de “redução expressiva dos índices criminais” na região.
O comandante que deixou o cargo destacou a importância da parceria e da colaboração entre as instituições de segurança e a sociedade civil para alcançar esses resultados.
“Quero agradecer aos nossos queridos delegados, ao poder judiciário, Polícia Civil, Polícia Federal, PRF, Ministério Público, e também à imprensa regional, que sempre destacou nosso trabalho, trazendo sensação de segurança e credibilidade”, disse Arêdes.
O novo comandante, coronel Olavo Otávio Ramos, assumiu o cargo e um compromisso de continuar o trabalho de segurança na região.
“A população pode esperar muita dedicação, a continuidade desse trabalho que vinha sendo feito aqui no 32º Batalhão, um batalhão muito importante, não só para a região, mas para o Estado do Rio de Janeiro,” afirmou Olavo.
Com experiência em várias regiões, como o interior e a Baixada Fluminense, Olavo disse que pretende adaptar suas ações à realidade local.
“Já passei aqui na cidade de Santo Antônio de Pádua e em outros municípios que compõem a área do 36º Batalhão. Já tive a experiência de ser o chefe do Estado-Maior do comando de operações especiais e a gente, da mesma forma que buscamos fazer um trabalho com essa missão, como eu falei anteriormente, a gente vai buscar fazer”, declarou o comandante.
Sobre como pretende aplicar as experiências adquiridas em batalhões com perfis distintos, o novo comandante explicou: “A gente tem essa experiência tanto do interior, como Baixada Fluminense, com batalhão de Irajá. A área de Irajá é uma área muito conflituosa, então, com certeza, a gente vai adequar as nossas ações aqui de acordo com o que a região pede. Vai ser nesse sentido que vamos dar continuidade a esse trabalho”.
Olavo também falou com carinho de sua relação com Arêdes, com quem tem uma longa amizade.
“O Arêdes é companheiro de turma, nós ombriamos na escola. Passamos três anos juntos, então, mais do que um amigo profissional, um amigo da vida pessoal. Acompanho o Arêdes por muito tempo, tenho um carinho enorme, realizamos diversos cursos juntos e ele fez um trabalho sensacional. A ideia é aproveitar esse conhecimento dele uma vez que ele vai continuar na região”, comentou.
Arêdes assumirá a chefia do Estado-Maior do Comando Regional do 6º Comando de Policiamento de Área (6º CPA), mantendo-se próximo ao 32º BPM.
Durante a solenidade, o coronel André Luís da Silveira Ramos, comandante do 6º CPA, fez um discurso de boas-vindas ao coronel Olavo. Ele explicou que as mudanças nos comandos atendem às demandas da instituição e enfatizou a necessidade de continuidade no trabalho de segurança pública.