Teve início no dia 1º de janeiro o processo de alistamento militar feminino voluntário para as Forças Armadas. A iniciativa pioneira oferece 1.465 vagas para mulheres que completam 18 anos em 2025.
Prazos e Inscrição:
- Período: Até 30 de junho de 2025.
- Como fazer: Online ou presencial, em Juntas de Serviço Militar nos 28 municípios participantes.
Processo Seletivo:
- Etapas: Alistamento, testes físicos, inspeções de saúde e seleção conforme as exigências de cada Força (Exército, Marinha e Aeronáutica).
- Incorporação: Prevista para 2026, no 1º ou 2º semestre, com serviço militar de 12 meses (prorrogável por até 8 anos).
Critérios e Regiões:
As candidatas devem atender aos requisitos específicos e as vagas estão distribuídas em municípios como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, e mais.
Atualmente, as mulheres representam cerca de 10% do efetivo das Forças Armadas, atuando majoritariamente em saúde, ensino e logística, além de ingressar na área combatente por concursos específicos.

Arte: Ministério da Defesa
MULHERES NAS FORÇAS – As Forças Armadas têm atualmente 37 mil mulheres, cerca de 10% do efetivo. Atualmente, as mulheres atuam principalmente nas áreas de saúde, ensino e logística ou têm acesso à área combatente por meio de concursos específicos em estabelecimentos de ensino, como o Colégio Naval, da Marinha, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército e a Escola Preparatória de Cadetes do Ar, da Aeronáutica.
Com informações de: Agência Brasil
