A Costa do Sol, na Região dos Lagos, será a primeira das 334 regiões turísticas do Brasil a sediar o Seminário Nacional de Regionalização do Turismo, entre os dias 25 e 26 de setembro, em Búzios. A partir do evento, até hoje realizado apenas em capitais, os municípios terão canais diretos para obter recursos nas diversas áreas do Ministério do Turismo.
A novidade será anunciada nesta quarta-feira (22), em Macaé, na reunião que vai escolher os novos dirigentes do Conselho de Turismo da Costa do Sol (Condetur), presidido por Marco Navega, que é candidato único à reeleição. A entidade reúne 13 municípios, de Maricá a Quissamã. À frente do seminário, estará a Secretária Nacional de Políticas Públicas do Ministério do Turismo, Cristiane Leal Sampaio.
A partir do evento, até hoje realizado apenas em capitais, os municípios da Região dos Lagos terão canais diretos para obter recursos nas diversas áreas do Ministério do Turismo
“Esta escolha pela nossa região é o reconhecimento do Ministério do Turismo da importância da Costa do Sol no mapa turístico brasileiro. Na última classificação, concluída em dezembro passado, tivemos seis municípios elevados à categoria A do turismo do Brasil (Búzios, Cabo Frio, Macaé, Arraial do Cabo, Rio das Ostras, Saquarema). Até então, somente Búzios, Cabo Frio e Arraial estavam no topo da lista” explicou Marco Navega.
Segundo o presidente do Condetur, a escolha da Costa do Sol para sediar o evento, que trará os principais dirigentes do Ministério do Turismo, é histórica. E pode abrir a possibilidade de os municípios pedirem diretamente recursos federais para investimentos em infraestrutura turística, sinalização, formação de mão-de-obra e patrocínio para eventos regionais que geram fluxo turístico e movimentam a economia, como encontros de motociclistas e competições esportivas intermunicipais.
Com informações de Tempo Real
