Mais duas praias de Búzios podem perder o selo internacional da Bandeira Azul. Desta vez, são as praias de Tucuns e do Forno. Segundo a prefeitura, representantes do Programa Bandeira Azul estiveram nas duas praias e não encontraram salva-vidas de plantão. A presença de socorro é um dos critérios para que a praia seja contemplada com o selo internacional. Em relação a essas duas praias, o município tem 10 dias para regularizar a situação.
Já a Praia da Azeda perdeu o título por causa da qualidade da água.
O Bandeira Azul é um selo internacional concedido pela FEE (Foundation for Environmental Education) e exige o cumprimento de 34 critérios de qualidade, incluindo preservação ambiental e segurança. A certificação é um diferencial para os destinos turísticos, pois sinaliza que a praia segue padrões internacionais de sustentabilidade.
Em nota oficial, a Prefeitura de Búzios informou que está tomando as medidas necessárias para reverter a suspensão da Praia da Azeda/Azedinha para a temporada 2024/2025. De acordo com a Secretaria do Ambiente e Urbanismo, já foi enviado um ofício ao Júri Internacional do Programa Bandeira Azul, destacando que a baixa qualidade da água foi identificada em um período de chuvas intensas, o que pode ter afetado os resultados das análises.
O governo municipal argumenta que segue rigorosamente as diretrizes ambientais e que a punição estendida por duas temporadas foi excessiva. A Prefeitura ressalta que foram realizadas cerca de 400 análises de qualidade da água nas praias certificadas no biênio 2024-2025 e que o município sempre respeita as normas do CONAMA 274/2000.
Nossa produção aguarda um posicionamento da prefeitura sobre a regularização da situação nas praias de Tucuns e do Forno.
Na Região dos Lagos, oito praias receberam a certificação, mas ambientalistas e especialistas apontam que outras não estariam atendendo aos critérios da Bandeira Azul, especialmente no que diz respeito à qualidade da água e à gestão ambiental.
