Araruama foi a cidade da Região dos Lagos mais quente em 2024, de acordo com dados divulgados pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento de Desastres) com dados do satélite do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O estudo mostrou que mais de 6 milhões de brasileiros enfrentaram pelo menos 150 dias de calor extremo em 2024.
O levantamento aponta que, no total, 111 cidades brasileiras tiveram mais de cinco meses, que equivalem a 150 dias, ainda que não corridos, sob calor extremo. Isso significa temperaturas que muitas vezes ultrapassaram os 40°C.
No Rio, Resende foi a cidade que enfrentou mais dias de calor extremo: foram 125. Na Região dos Lagos, Araruama teve 87 dias de calor extremo, com temperatura média de 39ºC. Saquarema veio em seguida, com 75 dias de calorão, com termômetros em 38ºC. Já em São Pedro da Aldeia, 2024 foi um pouco mais fresco. Foram 45 dias de calor extremo, com 38º C. Cabo Frio teve 56 dias de calorão, com termômetros em torno de 38ºC.
O levantamento considerou informações de 5.571 municípios brasileiros. Pouco mais de 100 ficaram de fora, o que inclui as capitais João Pessoa e Recife. Segundo a pesquisadora do Cemaden Márcia Guedes, que fez parte do levantamento, isso ocorre porque ao coletar os dados do satélite, a resolução não conseguiu alcançar algumas cidades na faixa litorânea.
Com informações do g1
