A possível instalação de um Centro de Reabilitação para usuários de drogas no bairro São Jacinto, no 2º Distrito de Cabo Frio, está causando polêmica no bairro. O prefeito da cidade, Dr. Serginho (PL), publicou um vídeo nas redes sociais nessa terça-feira (4) mostrando o local onde o Centro de Reabilitação será instalado. Ele estava acompanhado do secretário de Assistência Social, Flávio Moreira e do vereador Vanderlei Bento (União).
Segundo Dr. Serginho, o Centro de Reabilitação está entre as propostas para reduzir o número de usuários de crack em Cabo Frio. A presença dos dependentes, principalmente nos bairros Braga e São Cristóvão, é motivo de várias reclamações e virou tema de uma audiência pública realizada na semana passada. O Centro vai oferecer acolhimento voluntário aos usuários, que poderão receber tratamento psicológico e psiquiátrico.
Uma proposta de lei será apresentada pelo vereador Vanderlei Bento para que o Centro possa receber doações de empresários, que teriam descontos no pagamento de impostos municipais, como o ISS.
Por um lado, a iniciativa foi comemorada. O estudante de Direito Davi Matos comentou: “Excelente notícia. O Centro de Recuperação para Dependentes Químicos é uma necessidade”.
Mas integrantes da ONG Turma do Sítio, da Funsag (Fundação Santo Agostino), dizem que a entidade será prejudicada. A ONG atende a cerca de 200 crianças de 3 a 16 anos e a sede fica praticamente em frente ao prédio que servirá como Centro de Reabilitação. “Um bairro que não tem segurança alguma. É que o local onde será instalado o Centro não é totalmente fechado.
No bairro do Retiro já teve e eles viviam fugindo fazendo que todos os moradores ficassem apreensivos o tempo todo”, disse Amanda Rodrigues, mãe de uma criança atendida pela unidade.
Fabíola Alves também enviou recado e disse que “Se realmente esse centro de reabilitação for instalado lá, vai acabar com nossa segurança”.
O Manchete Lagos entrou em contato com a prefeitura e aguarda um posicionamento.
